quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
Brasil tem 2% de chance de cair em possível 'supergrupo da morte'
As regras definidas pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, que será realizado na próxima sexta-feira, na Costa do Sauípe, na Bahia, mantiveram a possibilidade de um dos oito grupos do torneio ter três campeões do mundo, formando um "supergrupo da morte". O Brasil, como cabeça de chave, poderia cair num possível supergrupo, com outros dois europeus campeões mundiais como França e Itália, por exemplo.
Segundo cálculo do professor da Unicamp, Sebastião de Amorim, engenheiro e PhD em estatística, a probabilidade de um grupo com três seleções que já venceram a Copa do Mundo se formar é de 6,25%. Já a chance do Brasil estar nele é de 2,08%.
"Com a seleção brasileira são três combinações possíveis [de um "supergrupo da morte"]: com Itália e Inglaterra, com Itália e França ou com Inglaterra e França", afirmou Amorim.
A Fifa criou um critério inédito para o sorteio, que foi anunciado na terça-feira. Foi elaborada uma estrutura complexa para evitar que haja um grupo com três europeus ou outro com dois sul-americanos.
"Não é fácil de explicar, mas espero que todos entendam no fim. Eu também demorei um pouco para entender, mas depois de um tempo fica fácil", afirmou o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, após a apresentação dos critérios do sorteio.
A principal novidade é a existência de um pote, o 4, formado por nove seleções, todas europeias. Uma equipe desse grupo será sorteada e irá para o pote 2, que a princípio está com sete seleções (cinco africanas e duas sul-americanas). É desse sorteio "paralelo" que surge a chance de um grupo com três campeões mundiais.
Em entrevista ao UOL Esporte, o coordenador técnico da seleção, Carlos Alberto Parreira, afirmou que as seleções campeãs do mundo são as que mais o fazem temer durante a Copa.
"São as seleções tradicionais (os adversários mais difíceis), as campeãs do mundo. Todo Mundial é assim. A Itália, Alemanha, Espanha, Argentina, etc...", disse Parreira.
Nas últimas semanas a Fifa já havia anunciado que os critérios de divisão de potes iriam combinar parâmetros geográficos e esportivos. Além de quatro sul-americanos (Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai), compõem a lista de cabeças de chave da Copa as seleções da Espanha, Alemanha, Bélgica e Suíça.
Dos cabeças de chave, os anfitriões brasileiros são os únicos que já conhecem seu itinerário na primeira fase. A seleção de Luiz Felipe Scolari está no grupo A e jogará em São Paulo, Fortaleza e Brasília, nesta ordem.
A cerimônia de sorteio dos grupos da Copa começa às 14h (horário de Brasília) desta sexta-feira, na Costa do Sauípe, na Bahia. O casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert comandará o evento de uma hora e meia de duração no litoral baiano.