O ator irlandês Peter O'Toole morreu neste sábado, aos 81 anos, em um hospital em Londres – a informação foi divulgada apenas neste domingo, por seu agente Steve Kenis. O motivo da morte não foi informado. Segundo Kenis, o ator, que sobreviveu a um câncer de estômago na década de 1970, já estava doente há muito tempo.
O’Toole, conhecido por seu papel no filme Lawrence da Arábia (1962), do diretor David Lean, recebeu oito indicações ao Oscar e ganhou apenas uma estatueta de honra pelo conjunto de sua obra em 2003. Inicialmente, o ator recusou receber o prêmio, pois ainda teria muitos anos em sua carreira para conquistar um Oscar.
Ele participou de filmes como Adeus, Mr. Chips (1969), O Substituto (1980), O Último Imperador (1987) e Tróia (2004).
Em 2012, o ator comunicou sua aposentadoria, porém atuou no longa Katherine of Alexandria, previsto para estrear em 2014, segundo informações do site IMDB.
"Ele era único no melhor sentido da palavra e um gigante em sua especialidade", disse Kenis ao site BBC News.
O presidente irlandês, Michael D. Higgins, disse ter sentido uma "grande tristeza" com o anúncio da morte do ator. "A Irlanda e o mundo perderam um dos gigantes do cinema e do teatro", escreveu em um comunicado.
Filho de um corretor de apostas irlandês, Peter O'Toole nasceu em 1932 e foi criado no norte da Inglaterra.
Após ter trabalhado brevemente como jornalista de rádio para a Marinha Real, ele estudou na respeitada Academia Real de Arte Dramática, ao lado de Albert Finney, Alan Bates e de Richard Harris, que também se tornariam atores famosos.
Depois de ter feito nome no teatro, ganhou fama internacional no cinema em papéis como o do protagonista da epopeia Lawrence da Arábia.
(Com agência France-Presse)