Ganhar alguns quilinhos na gestação é necessário. Sem aumento de peso seria impossível a formação e o crescimento adequado do feto. Além disso, este processo indica que seu corpo está armazenando nutrientes e gordura necessários durante a amamentação.
Mas isso não quer dizer que a grávida pode abusar dos alimentos calóricos. Ao contrário. Peso em excesso é tão danoso para a saúde da mulher quanto a falta é prejudicial ao bebê. Portanto, o melhor é ficar de olho na balança e seguir as recomendações de seu médico e de sua nutricionista para aumentar somente o necessário.
A ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Camilo, de Santana (SP), Lizandra Marcondes, esclarece o que é mito e o que é verdade sobre o peso ganho durante a gravidez.
1. O normal é ganhar um quilo por mês?
Verdade
O ganho de peso deve ser proporcional ao tempo de gestação. Assim, no primeiro trimestre, a mulher deve engordar entre 1 a 2 quilos. Durante o segundo e o terceiro trimestres, o ganho deverá ser em torno de 500 gramas por semana.
2. A mulher engorda mais no fim da gravidez.
Verdade
Em geral, nos três primeiros meses a grávida tem náuseas e pouco apetite devido às mudanças hormonais. Por isso acaba não ganhando muito peso. Quando surgem vômitos, ela pode até emagrecer. Do segundo trimestre em diante, no entanto, as náuseas e os vômitos desaparecem, assim o apetite aumenta e ela engorda mais.
3. Engordar muito significa que o bebê é grande.
Mentira
Não há nenhuma relação direta entre ganho excessivo de peso e o tamanho do bebê. Amulher pode engordar bastante e ter um bebê de peso normal.
4. O peso aumenta por causa do líquido amniótico.
Mentira
O peso do líquido amniótico no fim da gestação é em média de 1 quilo. Mesmo que a grávida apresente a quantidade desse líquido aumentada, isso pouco influencia em seu peso total. Esta condição só vai influir no tamanho da barriga. Para se ter uma idéia de como é distribuído o peso da grávida, veja alguns dados: o feto pesa entre 3 e 3,8 quilos, a placenta de 500 g a 1 quilo, o útero mais 1 quilo, a gordura corporal varia entre 1,8 e 3,6 quilos, o tecido das mamas aumenta cerca de 500 g. Aretenção de líquidos, além de provocar inchaço, é responsável por cerca de 1,8 quilo.
5. Se a mulher engordar nos primeiros meses pode fazer uma dieta rigorosa nas dez últimas semanas.
Mentira
A gestação não é o período mais adequado para fazer regime. Uma dieta restritiva pode comprometer o desenvolvimento do bebê. Se nas últimas dez semanas de gestação, por exemplo, a grávida comer pouco para não engordar, pode ter um bebê pequeno, com órgãos, como cérebro e coração menores em comparação a outros em que mamães consumiram calorias e nutrientes suficientes. Por isso, a dieta nunca deve ser rigorosa. Ela precisa ser, sim, balanceada e bem orientada, mas sem radicalismos.Fonte:itodas.uol.com.br