Várias obras de creches, que deveriam ter sido concluídas há mais de um ano, estão abandonadas em Serrinha.Os trabalhadores de alguns bairros da cidade enfrentam dificuldades para deixar os filhos em creches que ficam distantes do lugar onde eles moram. Muitos atravessam a cidade para deixar as crianças antes de ir trabalhar.
No Bairro do Cruzeiro,o cenário é de abandono. As obras da creche continuam paradas. O aterro feito há vários meses tem sido desmanchado e parte da construção com aspecto de abandono.A doméstica Mauriza Ribeiro tem quatro filhos, ela lamenta a paralisação e diz que os mais prejudicados são os moradores que não têm onde deixar as crianças. "Quando a creche foi recomeçada no fim deste ano,que começaram a limpar, as mães animaram, eu me animei. Eu tenho quatro crianças que ficam com o pai porque eu não tenho com quem deixar, muitas vezes quando eles não ficam com o pai, eu não posso trabalhar".
Na construção,não se vê nenhum funcionário trabalhando,todo material estão amontoadas e a placa que contém as informações sobre a obra está "apagada". O pedreiro José Napoleão Dias precisa atravessar a cidade para deixar o neto em uma creche localizada em outro bairro. "Aqui por perto não tem outra creche então estamos esperando essa daqui sair".
Em agosto do ano passado a prefeitura informou que iria retomar as obras em 10 dias. A empresa responsável teria se comprometido, mas com o prazo de conclusão das obras vencido, ela não continuou a construção,e agora anda a passos de tartaruga,sem prazo para conclusão da obra.
Como mostra a foto,a única creche que fica próxima ao Cruzeiro é no Bairro Matadouro(foto),más,lá a situação é de completo abandono.Olhando de fora parece que a estrutura está em perfeito estado, mas na parte interna,paredes estão sujas e há problemas no encanamento e toda pichada com desenhos obscenos. .Como se vê,a situação das creches em Serrinha precisa de acompanhamento do Ministério público.