Muitas pessoas acreditam que os sonhos têm relação direta com a vida real, e segundo pesquisadores do Reino Unido e dos Estados Unidos, o conteúdo do sonho pode afetar a forma como as pessoas agem quando acordam.
A pesquisa da Social, Psychologial e Personality Science, divulgada pelo "Daily Mail", pediu que 61 homens e mulheres, todos em um relacionamento amoroso, anotassem detalhes de seus sonhos assim que acordassem, além de preencher questionários sobre personalidade e detalhes do dia a dia, como os momentos amorosos com parceiro, brigas e o tempo que eles passavam juntos.
Após analisar o conteúdo de todos os sonhos, foi constatado que 87% dos voluntários contaram com a presença do companheiro pelo menos uma vez na história e quando sentiam ciúme, os problemas e discussões no relacionamento aumentavam. Os sonhos cujos conteúdos eram de conflitos conjugais previram maiores dificuldades. Já quando o assunto era infidelidade, havia queda no amor e intimidade. Por outro lado, momentos carinhosos na fantasia foram sucedidos por bons momentos na vida amorosa.