Dez anos depois, Bahia e Galícia, dois tradicionais adversários do futebol baiano, voltam a se encontrar num jogo válido pela 1ª Divisão do Campeonato Baiano. Neste domingo, na Arena Fonte Nova, como nos velhos e bons tempos em que o futebol da Bahia era sempre uma grande festa, de casa cheia, um show de bandeiras e das torcidas nas arquibancadas da “velha Fonte Nova”, o Tricolor enfrenta o “Demolidor de Campeões” na estreia da 2ª Fase do Estadual e no primeiro jogo do Galícia na nova Arena Fonte Nova.
Dois grandes clubes, dois grandes times, Bahia e Galícia, juntos, já conquistaram 49 títulos do Campeonato Baiano, com total supremacia do Tricolor, que hoje acumula 44 conquistas estaduais. Como adversários, grandes clássicos foram disputados, como a polêmica e inesquecível decisão do Baiano de 1967, dirigida pelo ex-árbitro Armando Marques, com o título ganho pelo Bahia.
A última vez que os dois times se enfrentaram foi em 21 de fevereiro de 1999, onde o Bahia venceu o Galícia por 4 a 1 com três gols de Dimba e um de Weslley. Desde então, os dois tradicionais adversários já se enfrentaram outras vezes em competições alternativas, como a Taça Estado da Bahia. Mas faz muito tempo, quase 15 anos, desde a última vez que o tradicional clássico da Bahia valeu três pontos pela 1ª Divisão.
As situações são diferentes neste reencontro de gigantes na Fonte Nova. O Bahia inicia uma nova etapa para superar a decepção com a eliminação prematura da Copa do Nordeste, enquanto o Galícia, quase eliminado da 1ª Fase do Baiano, reagiu com quatro triunfos consecutivos, garantiu o 4º lugar e o direito de disputar a “elite” do Estadual 2014.
O jogo começa às 17 horas – horário de Salvador – e os portões da Arena Fonte Nova estarão abertos a partir das 14 horas para que o público também possa acompanhar, como nos velhos e bons tempos, a preliminar. Bahia e Galícia jogam também na estréia da 2ª Fase do Campeonato Baiano Sub-20. Por causa da bronca da torcida Tricolor, a expectativa não é de casa cheia, mas durante todo o dia de hoje as bilheterias da Arena estarão vendendo os ingressos para este clássico de domingo à tarde, revivendo toda a magia e a festa que sempre marcou os grandes jogos do futebol baiano.