Termina nesta quarta-feira (7) o prazo para quem precisa ou pretende tirar o título eleitoral e ficar em condições de votar nas eleições de outubro. O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e para analfabetos.
O jovem que completar 16 anos até 5 de outubro --data do primeiro turno-- pode votar nas eleições gerais deste ano desde que solicite o título dentro do prazo.
Para obter o título, os jovens devem apresentar documento de identidade original com foto e comprovante de endereço recente. Os maiores de 18 anos do sexo masculino também precisam levar o comprovante de quitação com o serviço militar.
Nas eleições gerais de 2010, o Brasil tinha 140.646.446 eleitores. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não possui uma estimativa de quantos novos eleitores devem se inscrever para votar em 2014.
Transferência
O limite do dia 7 de maio também vale para quem quer transferir o título e deseja votar em um novo local em 2014.
Para pedir a transferência, o eleitor deve ir ao cartório mais próximo de sua casa e levar um documento de identidade original com foto e comprovante de residência.
O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida também tem até a próxima quarta-feira (7) para pedir transferência para uma seção eleitoral especial. O interessado nessa mudança deve levar ao cartório um documento de identidade original com foto e comprovante de residência.
Entre os cinco maiores colégios eleitorais do país, há horários especiais de atendimento em três: São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nos Estados do Rio de Janeiro e Bahia, os cartórios manterão a rotina.
Em São Paulo, os cartórios funcionarão das 9h às 18h --três horas a mais que a jornada habitual.
Em Minas Gerais, os cartórios do interior abrem das 12h às 18h; e os cartórios de Belo Horizonte, das 8h às 17h.
Os cartórios de Porto Alegre funcionam das 9 às 19h. No interior do Rio Grande Sul, o horário de expediente pode variar de município para município.Fonte:Uol