O árbitro japonês Yuichi Nishimura não será punido pela Fifa por ter dado um pênalti controverso a favor do Brasil na partida contra a Croácia, nesta quinta-feira, em partida que marcou a abertura da Copa do Mundo. Em entrevista ao site Estadão, Mássimo Busacca, presidente da Comissão de Arbitragem, garantiu que a postura do árbitro foi correta e também acha que Fred não se jogou no lance.
"O que precisamos saber é o que o árbitro viu na hora do lance. E o que ele viu foi um zagueiro que colocou as mãos nos ombros de Fred. Pode-se discutir se o contato foi suficiente para derrubar o jogador ou não, mas o que ele viu foi o toque", disse Busacca.
Ao final do duelo, jogadores e também o técnico da Croácia se revoltaram com o lance nas entrevistas. Niko Kovac chegou a dizer que a atitude de Nishimura era uma vergonha. Modric, craque do Real e principal peça do elenco, falou que não acreditava como algo assim poderia acontecer em uma Copa do Mundo.
O presidente Busacca, entretanto, manteve o seu discurso, lembrou que a Fifa já havia avisado que agarrões seriam punidos, e ironizou quando perguntado se o juiz poderia ser excluído do torneio: "Por favor, como vamos fazer isso?".