Os canais pagos e abertos não se cansam de comemorar a audiência em alta na Copa. Mas o fato é que há menos televisores ligados em São Paulo durante os jogos da seleção.
A média de televisores ligados nos dois primeiros jogos do Brasil na Copa da Alemanha, em 2006, foi de 71%. Durante as duas primeiras partidas da seleção no Mundial no Brasil, havia 57% de televisores ligados em São Paulo. O que significa que 43% dos aparelhos de TV na região estavam desligados na hora do jogo.
Em 2010, na competição na África, os dois primeiros jogos tiveram 60% de aparelhos ligados. E a faixa horária das partidas nas três Copa é quase a mesma.
Onde, então, as pessoas estão vendo os jogos? Em bares, nos celulares, nos tablets? Nem o Ibope nem os canais sabem ao certo. O fato é que a torcida na poltrona de casa está menor.
Em oito anos, a Globo perdeu 43% de sua audiência no jogo de estreia da seleção na Copa. Brasil x Croácia, em 2006, marcou 65,7 pontos. Brasil x Croácia, no último dia 12, alcançou 37,5 pontos. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP. Na África, em 2010, o primeiro jogo da seleção registrou 45,2 pontos.Fonte:outrocanal.blogfolha.uol.com.br