Ney Franco já não é mais o treinador do Flamengo. O profissional não resistiu à pressão pelos resultados ruins no Campeonato Brasileiro e foi demitido pela diretoria rubro-negra nesta quarta-feira, após reunião. Ele não conseguiu vencer nesta segunda passagem pelo clube da Gávea - foram sete partidas à frente do time. A goleada por 4 a 0 para o Internacional, assim como a manutenção do time na lanterna, definiu a queda de Ney Franco.
Vanderlei Luxemburgo assumirá o comando da equipe, a terceira mudança no banco de reservas do clube na temporada. Ele terá contrato até o fim de 2015, e a missão prioritária é tirar a equipe da péssima situação vivida neste Campeonato Brasileiro. Antônio Mello será o preparador físico do time. Luxa também terá parceria do ex-atacante Deivid na comissão técnica. Eles iniciam trabalho já nesta quarta-feira.
"A escola do Vanderlei fala por si. A história dele fala por si a achamos que ele é a pessoa indicada para comandar o Flamengo", afirmou Felipe Ximenes, diretor executivo do Flamengo, ao canal SporTV. "A conversa do Vanderlei passou por todos os aspectos que a diretoria do Flamengo toma em relação a atletas", complementou o cartola.
Mesmo antes da disputa da Copa do Mundo, Ney Franco já recebia pressão de dirigentes do Flamengo. O foco de insatisfação ficou ainda maior após duas derrotas em sequência no retorno do Campeonato Brasileiro após a disputa do Mundial-2014. Atlético-PR e Internacional venceram e não deram chances ao treinador, atacado por diversas correntes na Gávea.
Além de Ney Franco, o preparador-físico Alexandre Lopes e o auxiliar-técnico Éder Bastos também abandonam os seus cargos.
Ney Franco sai do Flamengo questionado pelos erros cometidos, mesmo tendo tempo de trabalho para acertar o time durante a Copa. Esse período foi considerado perdido pelos críticos. A dificuldade em manter uma escalação e um esquema tático também serviu como arma para os insatisfeitos aumentarem a campanha contra.
Luxemburgo é o substituto e apontado como "salvador" dentro do Flamengo. Ele não trabalha desde o final da temporada 2013, quando foi demitido pelo Fluminense por sucessão de maus resultados. Luxa ganha a quarta oportunidade de comandar o Rubro-Negro na carreira.
A primeira missão do novo treinador do Flamengo será no próximo domingo. Na lanterna do Campeonato Brasileiro, com sete pontos, o Rubro-Negro precisa se recuperar na tabela. O desafio é contra o rival Botafogo. O Alvinegro também passa por aperto na parte de baixo da classificação do torneio nacional, com 12 pontos.