A região Sudeste tem oito entre os dez municípios com melhor saneamento básico do Brasil, segundo ranking divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Trata Brasil, restrito às cem maiores cidades do país. Os dados são baseados no SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2012 do Ministério das Cidades, a publicação mais recente da pasta.
Franca (SP) subiu cinco posições em relação ao ranking do ano passado (com dados de 2011) e chegou ao topo da lista, oferecendo 100% de atendimento de água e esgoto para a população. Outros índices que são avaliados, como o número de 16% de perdas de água (entre vazamentos, furtos e irregularidades), também beneficiaram a cidade do interior paulista na comparação com as demais cidades. A cidade diminuiu as perdas e melhorou o investimento realizado.
Segunda colocada no ranking, Maringá (PR) é uma das duas cidades da região Sul que aparecem entre as dez melhores --a outra é Curitiba, também no Paraná, que ficou em nono. Limeira (SP), Santos (SP), Jundiaí (SP), Uberlândia (MG), São José dos Campos (SP) e Sorocaba (SP) ocupam, respectivamente, da terceira à oitava posição; Ribeirão Preto (SP) completa a lista, em décimo.