Engana-se quem pensa que o único benefício do sexo é o prazer. Ter uma vida sexual ativa ajuda a manter a saúde e dia e deixa o astral lá em cima. Segundo a ginecologista e terapeuta sexual Miriam Fontana, o sexo é um potente remédio natural sem contraindicação “Só requer cuidados básicos, como o uso da camisinha”, completa.
Ainda de acordo com a especialista, a sexualidade é um dos parâmetros utilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar a qualidade de vida dos indivíduos.
Benefícios do sexo
Prevenção da incontinência urinária
Problema que afeta muitas mulheres, principalmente na terceira idade, a incontinência urinária está na lista de incômodos que podem ser evitados com ajuda de uma vida sexual ativa. Segundo a sexóloga Luni Freire, diretora da Corpus de Lune, o sexo ajuda a fortalecer a musculatura pélvica, que detém a urina.
Pele mais bonita
Ter uma vida sexual ativa ajuda a afastar a ansiedade
O ditado popular de que fazer sexo deixa a pele mais bonita foi investigado por cientistas. Segundo Mirim, a atividade sexual aumenta a circulação sanguínea. “Com isso, ocorre uma oxigenação das células da epiderme, o que deixa a pele mais bonita”, explica.
Dormir melhor
Outro benefício do sexo está ligado à qualidade do sono. De acordo com Luni, as relações sexuais liberam neurotransmissores, que agem no combate a ansiedade e oferecem sensação de relaxamento.
Redução do estresse
A sexóloga Luni destaca ainda que pessoas com vida sexual ativa tendem a produzir o cortisol, conhecido como hormônio do estresse, em menor quantidade. “O sexo aumenta a produção de endorfina e serotonina, que proporcionam sensação de prazer e bem estar”, diz a ginecologista Miriam.
Fazer sexo também queima calorias e melhora o sistema imunológico
Queima de calorias
Segundo Miriam, assim como toda atividade física, fazer sexo proporciona uma queima calórica de cerca de 150 kcal. “Parece pouco, mas corresponde a 20 minutos de caminhada. Além disso, a prática diminui a concentração de gordura corporal”, completa.
Fortalecimento do sistema imunológico
Ainda de acordo com a ginecologista, manter-se sexualmente ativo pode render alguns anos a mais de vida. “Ter três ou mais relações sexuais por semana diminui o risco de infarto e aumenta em até 30% a quantidade de imunoglobulina A, responsável por fortalecer as defesas corporais”, explica.
O uso da camisinha é indispensável para o sexo seguro
Sexo seguro
Para usufruir da extensa lista de benefícios de uma vida sexual ativa é indispensável o uso de preservativo nas relações sexuais. Segundo a ginecologista e obstetra Karina Zulli, do Hospital e Maternidade São Luiz, a camisinha deve ser colocada antes da penetração. “Mesmo que o homem não ejacule, há a possibilidade de transmissão de DSTs e gestação indesejada, já que a lubrificação do pênis pode conter espermatozoides”, diz.Fonte:itodas.uol.com.br