O ex-jogador Ronaldo classificou de “desastroso” o comentário de Pelé sobre as ofensas racistas proferidas por torcedores do Grêmio contra o goleiro Aranha, do Santos. Na última quarta, Pelé afirmou que o goleiro não deveria ter interrompido a partida para reclamar dos xingamentos. Para o ex-craque, ofensas contra atletas negros são coisas naturais do futebol e que dificilmente vão desaparecer. "Se eu fosse parar o jogo cada vez que me chamassem de macaco ou crioulo, teria que parar todos os jogos”, disse ele.
Neste domingo, Ronaldo saiu em defesa do comportamento de Aranha, que denunciou as ofensas para o juiz e relatou o episódio aos repórteres ao final da partida. "Achei desastroso (o comentário feito por Pelé). A pessoa que sofre um ato de racismo tem que denunciar, tem que fazer valer seu direito de cidadão", afirmou o ex-jogador.
Ronaldo também defendeu a punição contra as práticas racistas. "Todo mundo tem de ser contrário a qualquer ato de racismo e ter consciência de que são atos muito antigos e atrasados. As pessoas têm que ser punidas pelos crimes que cometem", disse o atacante na tarde deste domingo, quando acompanhava o candidato à presidência pelo PSDB, Aécio Neves, em uma visita à Central Única das Favelas, no Rio.