O Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) vai realizar transplantes de rins a partir do primeiro semestre de 2015. A informação é da diretora da unidade hospitalar, Sandra Peggy. Segundo ela, o serviço de transplante renal apresenta um déficit na cidade e há cerca de 2 anos o hospital foi procurado pelo Governo do Estado para que se habilitasse no serviço.
A diretora informou que uma equipe do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado esteve em Feira de Santana e vistoriou as dependências do HDPA no dia 4 de outubro deste ano, e no dia 23 de outubro foi publicado no Diário Oficial da União a habilitação da Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Dom Pedro para a realização de transplante renal. Os pacientes receberão todo o atendimento ambulatorial e deverão obedecer a uma fila.
Ainda conforme Sandra Peggy, para se habilitar no serviço, o hospital precisou seguir algumas normas, como a ampliação das equipes de atendimento, que segundo ela, serão três. “A partir daí nós vamos fazer todos os ajustes internos do hospital, que são necessários para a gente organizar todo o serviço, que tem que ter uma logística muito bem feita. Estamos sentando com toda a equipe para que o serviço se inicie. Na vistoria do Ministério a gente atendeu a necessidade para o que é necessário”, explicou.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.