Na era das dietas, os adoçantes têm se tornado cada vez mais aliados da boa saúde! Afinal, eles substituem um grande vilão do organismo: o açúcar! Chamados também de edulcorantes, hoje em dia é possível encontrar adoçantes nos formatos líquido e em pó. Embora pareça algo simples escolhê-los, a variedade desse tipo de produtos pode gerar muita dúvida quando nos deparamos com uma prateleira repleta deles. Afinal, qual podemos consumir? Há contraindicações de uso? Qualquer pessoa pode ingeri-los?
Então, fica aqui um alerta! Segundo Daniela de Almeida, nutricionista funcional e esportiva, a substituição do açúcar pelo adoçante é importante para ajudar na redução de peso. Mas, ao contrário do que muita gente sabe, há adoçantes que engordam se consumidos em excesso! E isso vale até mesmo para a frutose, que é naturalmente encontrada em frutas e também no mel.
“Os que são produzidos a partir da frutose, como o agave, por exemplo, são alguns dos adoçantes que não devem ser consumidos em excesso”, explica a profissional. E especificamente o agave, que é um caldo extraído de uma planta mexicana, ele não é recomendado para quem tem diabetes. "Isso porque, se se consumido em grande quantidade, pode causar ganho de peso e elevar os triglicerídeos - presença de gordura no sangue”, explica a nutricionista.Fonte:Msn