A Prefeitura de Serrinha, através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (11), o 3º FAXINAÇO do ano, no bairro de Oséias. A meta é diminuir o índice de infestação predial, ou seja, o número de casas com focos de dengue.
A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 1%. A boa notícia, segundo Valdete Leite, Coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, é que a equipe de Serrinha atingiu a meta de 0,9%. De 100 casas, menos de uma apresentou condições favoráveis ao desenvolvimento do mosquito.
Valdete esclareceu que não basta atingir a meta, é preciso trabalho constante dos agentes e da população para manter e baixar o percentual. O objetivo também é controlar os índices de ocorrência da Chikungunya.
Em sua fala, o secretário Jorge Gonçalves ressaltou a importância do trabalho dos agentes de endemias e da saúde para conseguir alcançar a meta de 0,9%. "Esse resultado é fruto do trabalho de vocês. Que se dedicam, mesmo que em muitos momentos faltem as condições ideais de trabalho. Vamos trabalhar juntos para melhorar essas condições de serviços. Todos estão de parabéns e por isso somos gratos", expressou.
O mutirão foi integrado pelos ACE - Agentes de Combate a Endemias, ACS - Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiras, e funcionárias da empresa A&S que presta serviços de coleta, varrições e podação. Ao todo, cerca de 160 pessoas trabalharam informando a população, coletando materiais abandonados, lixo, além de ter ocorrido uma palestra na Escola Ivete Oliveira, onde foi o ponto de partida da campanha.