Durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na tarde desta quarta-feira (11), o deputado estadual Alex Lima (PTN) solicitou que a Comissão de Educação da Casa cobre esclarecimentos do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sobre os problemas que os estudantes da Bahia e do Brasil têm enfrentado na contratação e renovação do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
“É inadmissível que a essa altura os estudantes enfrentem transtornos para aderir ou renovar seus contratos com FIES. Minha sugestão é que o colegiado cobre e fiscalize para colocar em prática o discurso da nossa presidente, Dilma Rousseff, quando ela fala da importância de uma '"pátria educadora" que acolha nossos jovens”, frisou o parlamentar.
Em seu discurso, Alex Lima justificou sua iniciativa com base nas frequentes matérias jornalísticas, onde alunos reclamam que estão enfrentando dificuldades com a redução do número de disciplinas, pagamento da taxa de matrícula e mensalidade. “É um problema de âmbito nacional”, disse.
Na ocasião, Lima ressaltou também a importância de assegurar o direito à educação dos estudantes mais carentes que sonham com a graduação. Só na Bahia, entre 2010 a 2014, mais de 132 mil estudantes firmaram contrato com o Fies e uma das 34 faculdades particulares credenciados ao programa. A assessoria do parlamentar tentou entrar em contato com o Mec e o Fundo Nacional, mas até o fechamento da matéria não havia obtido retorno quanto ao motivo para os transtornos. O prazo para de adesão ao financiamento encerra no dia 30 de abril.Fonte:Juliana Rodrigues(E-mail)