“A procissão do Fogaréu é um dos momentos mais bonitos que conheço, em que a religião, com toda sua fé, a história e a cultura se encontram e se eternizam na memória de cada serrinhense. Realmente um momento único de devoção,” disse o deputado Gika Lopes (PT), ao participar da caminhada realizada nesta quinta-feira (2), em Serrinha.
A procissão, que acontece todo ano há mais de oito décadas, é uma das manifestações religiosas mais ricas do Estado e atrai milhares de visitantes ao município. Este ano, segundo estimativa da prefeitura, mais de 20 mil pessoas marcaram presença, entre fiéis, autoridades e apreciadores da tradição. A caminhada passa pelas principais ruas de Serrinha até o Morro de Santana, onde acontece a encenação da Paixão de Cristo.
No mesmo ano em que a Semana Santa de Serrinha comemora 85 anos de tradição, a Procissão do Fogaréu poderá ser reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado. Para tanto, o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) submeterá os estudos e dossiês sobre o evento ao Conselho de Cultura do Estado da Bahia.
O deputado Gika, diz estar bastante esperançoso e reafirma sua disposição para contribuir neste feito: “Tenho certeza que conseguiremos eternizar nossa tradição, o que será mais um passo para tornarmos a Semana Santa de Serrinha uma rota de turismo religioso na Bahia. Nossa cidade e nosso povo merecem.”