Uma moradora do residencial Iguatemi II, empreendimento do Minha Casa, Minha Vida localizado no bairro Mangabeira, em Feira de Santana, levou um susto na manhã de ontem (9). Dona Edna tomava sorvete com os netos quando ouviu um barulho forte no banheiro. Assustada, correu para verificar o que tinha acontecido e viu que o gesso do teto havia desabado.
Segundo a idosa, o desabamento ocorreu no horário em que ela costuma dar banho nas crianças, e acredita ter recebido um livramento de Deus. Após o ocorrido, a empresa Atrium, responsável pelos reparos dos apartamentos, esteve no local e substituiu o forro de gesso por outro de PVC.
A moradora Geidiane de Jesus afirmou que também já solicitou da empresa o reparo no banheiro dela, pois apresentava rachaduras. Ainda segundo ela, a associação de moradores do bairro já entrou com um pedido no Ministério Público para que sejam feitos reparos na estrutura do residencial, que sofre com problema no solo.
São comuns as reclamações de moradores de residenciais entregues pelo programa do Governo Federal em parceria com construtoras. Moradores do Residencial Jardim das Oliveiras, situado no bairro Conceição II, também estão insatisfeitos com a estrutura dos apartamentos onde moram. Segundo eles, as paredes estão apresentando rachaduras e infiltrações, e temem pela segurança deles.
Segundo a moradora, Jamile Santos Cerqueira, moradora do quarto andar, a cozinha do apartamento dela está toda rachada e as paredes do quarto apresentam umidade. Ela conta ainda que problemas na encanação do banheiro prejudicam o apartamento de baixo.
“Toda vez que eu dou descarga a água molha a casa da moradora do terceiro andar. Cai toda na área de serviço dela. Ela fica o dia todo fora e a cozinha fica toda molhada”, informou à reportagem do Acorda Cidade.
Jamile Santos disse ainda que procurou a Caixa Econômica e foi informada que ela deveria procurar um encanador. Outra moradora do residencial, Joicimara conta que o prédio tem rachaduras de cima a baixo e até as calçadas já estão sendo afetadas. Além disso, segundo ela, o reservatório de água da Embasa incomoda com o forte mau cheiro.
Procurado pelo Acorda Cidade, o secretário de Habitação do município, Sandro Ricardo, afirmou que a responsabilidade pela fiscalização da estrutura dos empreendimentos é a Caixa Econômica Federal, que faz todo o acompanhamento das obras para fazer a liberação dos pagamentos junto às construtoras.
Ele informou ainda que os moradores que estiverem insatisfeitos com algum problema podem ligar para o número 0800- 721-6268 da Caixa e registrar as suas reclamações. “As pessoas são informadas na entrega dos empreendimentos, na assinatura dos contratos, para que entrem em contato caso haja algum problema, para que a Caixa venha acionar a construtora, que tem um prazo de 72 horas para sanar os problemas”, disse.
Com informações são dos repórteres Ed Santos e Paulo José do Acorda Cidade.