Pelo sexto ano consecutivo, a capital austríaca Viena foi eleita a cidade com a melhor qualidade de vida do mundo, segundo estudo realizado pela consultoria britânica Mercer. A pesquisa analisou o ambiente político, social, econômico e sociocultural de 230 cidades.
Foram avaliados ainda as condições médicas e de saúde, o padrão das escolas e da educação, a situação dos serviços básicos e do transporte público, além de opções de lazer, disponibilidade de consumo, situação das moradias e o ambiente natural das cidades.
O topo do ranking é dominado pelas europeias: o segundo lugar ficou com Zurique, capital da Suíça, seguida pela neozelandesa Auckland e pela alemã Munique.
A cidade brasileira que ficou melhor posicionada foi Brasília, que ocupou a 107ª colocação. Rio de Janeiro ficou em 119º lugar, seguido por São Paulo, que se manteve na mesma posição da última pesquisa (120ª).
A pesquisa de Qualidade de Vida é feita anualmente para auxiliar empresas multinacionais e outras organizações a remunerar de maneira justa seus funcionários em transferências internacionais. Os incentivos incluem subsídio de qualidade de vida e um prêmio de mobilidade.