terça-feira, 12 de maio de 2015
Vendas no Dia das Mães têm primeira queda em pelo menos 13 anos
O Dia das Mães deste ano foi o pior em vendas para comércio em pelo menos 13 anos. Números da Serasa Experian, empresa que acompanha vendas à vista e a prazo, registraram queda de 2,6% na comparação com o ano passado. Esta foi a primeira vez que uma retração foi registrada na época da data comemorativa desde que a empresa passou a verificar as vendas. "Com esse resultado negativo de vendas do Dia das Mães, aumentam as chances de que o PIB (Produto Interno Bruto) do 2.º trimestre do ano seja negativo, caracterizando uma recessão técnica, já que há consenso no mercado de que o PIB do 1.º trimestre ficou abaixo do de 2014", afirmou o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, em entrevista ao Estadão. Outros dois indicadores também apontaram queda nas vendas do Dia das Mães. Para a Boa Vista SCPC, a redução ficou em 1,2% na comparação com o ano passado. Segundo a Federação do Comércio do Estado de São Paulo, o valor médio gasto pelos consumidores passou de R$ 65 em 2014 para R$ 57 em 2015.