O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou seu discurso durante abertura oficial do 5º Congresso do PT afirmando que "neste mês de junho completam-se dez anos que a imprensa brasileira começou a decretar a morte do PT".
O petista, acostumado a fazer discursos de improviso, preferiu ler o discurso escrito em parceria com o Instituto Lula e lembrou dos momentos em que foram escritos textos que depreciavam o PT. "No dia 19 de junho de 2005, uma revista que era considerada muito importante naquele tempo publicou na capa um desenho do meu rosto se esfarelando, depois fez uma capa com a estrela do PT se partindo. O que aconteceu, foi que um ano depois vencemos nas urnas e fui reeleito para o segundo mandato na Presidência da República", lembrou Lula.
"Nós estamos aqui para mostrar que o PT continua vivo e muito preparado para novos combates", continuou, reconhecendo que o partido está "machucado". Em seu discurso, o ex-presidente destacou que a força do partido vem do chão da fábrica e da terra plantada com suor do trabalhador. "Por maiores que sejam os desafios e mais difícil que seja a conjuntura, o PT surgiu para mudar o Brasil e hoje continua sendo essa a razão do PT", acrescentou Lula.
Em seu discurso, o petista lembrou que "foi a partir de um sonho, sonhado juntos, que estamos vendo crescer a primeira geração de brasileiros e brasileiras que não conheceram a fome". "É no coração dessas crianças que o PT viverá sempre, de toda uma geração que viu o Brasil em 500 anos crescer em benefício de todos", continuou.
Lula acredita que o PT continua no coração dos brasileiros, principalmente por causa da sua marca, que é a transformação de um país acanhado em uma das maiores economias do planeta. O petista disse ainda que a legenda tem agora a obrigação de olhar para o futuro, semear a esperança e ser cada vez mais o partido que nasceu para mudar a história desse país.