Vou te contar uma história: Certa vez, um homem que morava em Jericó, descia pela estrada de Jerusalém a Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Os bandidos o roubaram, rasgaram suas roupas e o espancaram, deixando-o caído, ensangüentado, sujo e meio morto.
Pois eis que descia pelo mesmo caminho certo sacerdote, que também morava em Jericó, que voltava para casa depois de orar por ele e pelo próximo. O sacerdote viu o corpo do homem caído na estrada e o que ele fez?
Um dos que ouviam a Jesus respondeu: - O religioso ajudou o homem?
- Não – falou Jesus. – O homem de Deus passou bem próximo ao homem caído, talvez pensou “Pobre Homem” e talvez até tenha orado, mas não fez nada por ele...
Jesus continuou:
- Eis que passou pela estrada um Levita[1], também religioso, da cidade vizinha, viu o maltrapilho jogado no chão e o que fez?
- Ajudou o coitado?
- Não. Atravessou para o outro lado e passou longe do homem.
- Eis que passava montado em seu burrico um outro, um desconhecido, um estrangeiro vindo da distante Samária, era um samaritano...
- Nós detestamos os samaritanos! – gritou uma mulher da multidão.
- E eles nos detestam também! – concordaram outros.
- Foi o que ouvi dizer... – intercedeu Jesus - E o que fez então o samaritano?
- Cuspiu no homem caído!
- Xingou!
- Passou reto...
- Pois eu lhes digo que o bom samaritano desceu de seu burro, rasgou seu próprio tecido para fazer ataduras para os machucados em carne viva, ajudou o homem a se levantar, o pôs em seu cavalo e foi conduzindo-o a pé até a estalagem mais próxima. O samaritano não era rico mas pagou a hospedagem para o desconhecido até que ele se recuperasse...
Jesus olhou para o religioso que tinha feito a pergunta sobre a vida eterna e tentava entender quem era o seu “próximo” e disse: - Qual dos três que passaram pela estrada foi o próximo do homem caído no chão?
- O samaritano, que foi misericordioso e mesmo sendo estrangeiro e desconhecido ao homem, foi o único que se aproximou dele de verdade.
- Isso mesmo. Vá e faça como ele...
Fonte:Ulisses Moraes(facebook)