Durante os pouco mais de sete anos em que foi governador de Minas Gerais, o senador Aécio Neves (PSDB) viajou 124 vezes ao Rio de Janeiro com aeronaves oficiais. Segundo a Folha de S. Paulo, o número foi registrado em relatório produzido pelo atual governo mineiro, comandado pelo petista Fernando Pimentel.
O documento aponta que Aécio, atual presidente nacional do PSDB, utilizou o avião do Estado pelo menos uma vez por mês entre 2003 e 2010, a maioria das vezes entre quinta-feira e domingo. Além das idas a cidades fluminenses como Rio, Búzios e Angra dos Reis, o relatório traz ainda seis viagens a Florianópolis – onde morava sua então namorada e hoje mulher, Letícia Weber. A lista é assinada pelo atual secretário da casa Civil de Minas, Marco Antônio de Rezende, que afirmou não ter encontrado justificativas para as viagens.
A gestão de Pimentel disse que deve informar os custos dos deslocamentos até outubro. À Folha, a assessoria de Aécio defendeu ser normal o uso de avião oficial pelo governante em compromissos pessoais. Durante a gestão do governador tucano, o uso das aeronaves era regulado por decreto assinado pelo próprio Aécio. A assessoria alegou, ainda, haver cerca de 30 inconsistências na listagem do governo e que o uso seguiu a lei, se assemelhando ao modelo adotado por diversos Estados e pela Presidência da República. Sobre Florianópolis, a nota diz que Aécio teve encontros com representantes do governo local para discutir temas comuns aos Estados.