A Cavalgada que foi o marco inicial da festa teve um policiamento diferenciado visto às inúmeras restrições acordadas em Termo de Ajustamento de Conduta, objetivando salvaguardar o atendimento à lei ambiental de proteção aos animais. Ações foram planejadas a fim de coibir a prática da Poluição Sonora, não tendo sido registrados apreensões.
Entretanto, aliado ao combate a essa prática delitiva estão sendo distribuídos panfletos informando a proibição e as leis que garantem o amparo legal da ação policial. Neste segundo dia de Vaquejada, as ações continuarão e o Batalhão estará empregando um efetivo de 246 (duzentos e quarenta e seis) policiais militares escalados no policiamento de Rádio Patrulhamento e de Patrulhas a pé que serão empregados nos locais de concentração de pessoas.
O Batalhão instalou 03 (três) Postos de Comando e Serviço nos principais pontos, dos quais, um está situado na Praça Morena Bela, além de um Posto de Reunião para receber a Tropa que será empregada no interior do Parque de Vaquejadas.
O Comandante do Batalhão, Tenente Coronel PM Nilton Paixão orientou os Oficiais de ligação com a finalidade de atender bem ao efetivo policial envolvidos no policiamento do evento e acompanhará todo a sua aplicação visando garantir ao público local e visitantes uma festa segura e bem atendida pela Polícia Militar.Fonte:ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
(16˚BPM/Serrinha no Primeiro dia da Vaquejada de Serrinha)