Conhecido por transmitir dengue, febre chikungunya e zika, doenças que causaram recente epidemia na Bahia, o mosquito Aedes aegypti transmite também a nyong-nyong, uma virose descoberta recentemente.
De acordo com o infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rivaldo Venâncio, a enfermidade causa dores ainda mais intensas nas articulações, quando comparada à chikungunya.
Em entrevista ao G1, ele afirmou ainda que não há registros da nyong-nyong no Brasil. Segundo o médico patologista e pesquisador da Fiocruz e da Universidade Federal da Bahia (UFB), Mitermayere Galvão dos Reis, são necessárias políticas públicas voltadas ao controle do mosquito para controlar epidemias de virose. Reis explicou ainda que atualmente a disseminação de vírus acontece mais rapidamente que no passado.
"No passado os vírus eram transmitidos pelas aves migratórias. Levava cinco ou seis meses para que um vírus que aparecia na Ásia chegar ao Brasil ou ao Polo Norte. Hoje, com os aviões, o indivíduo pode se infectar lá na Ásia e dois dias depois ele está aqui no Brasil com o vírus".Fonte:Bahia Noticias