Nesta data especial, o Pavilhão Nacional somente é elevada ao topo do mastro no horário de meio dia, ato este que foi cumprido solenemente pelo Comandante do 16° Batalhão, Tenente Coronel PM Nilton Paixão.
A tropa, que formou uma guarda de honra, prestou a devida continência (o sinal de respeito típico dos militares) à bandeira. Também foi entoado o hino em homenagem ao nosso maior símbolo, linda canção que teve sua letra composta pelo poeta Olavo Bilac. Todos os presentes assistiram ainda ao emblemático ato de incineração das bandeiras inservíveis.
Foi lida para todos a Ordem do Dia, mensagem do Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel PM Anselmo Brandão, fazendo alusão à importância de cultuarmos e reverenciarmos o nosso maior símbolo.
O Tenente Coronel PM Nilton Paixão, ao final do evento, declarou: "jamais podemos deixar se perderem atos cívicos como este, que demonstram respeito e amor aos nossos símbolos. Esses ritos nos fortalecem enquanto um povo que se identifica com a sua pátria", finalizou o Comandante.
Ascom 16° BPM