Possibilidade aventada para as eleições de 2018, a volta de Lula como candidato à presidência da República já começa a perder força entre aliados do ex-presidente. De acordo com a coluna Expresso, da revista Época, temerosos com a rejeição ao PT, interlocutores de Lula já pensam em cenário sem sua candidatura para o próximo pleito presidencial.
Na lista de alternativas, um nome que começa a ganhar corpo é o de Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central e homem que o ex-presidente deseja ter no lugar de Joaquim Levy no Ministério da Fazenda. Se Meirelles vir a chefiar a pasta, a avaliação é de que ele pode ser apresentado como o “salvador da economia”, uma espécie de “solução FHC”.
Durante o governo de Itamar Franco, foi desta forma que o tucano se capitaneou para assumir a presidência da República. Apesar de a possibilidade de ter Meirelles na Fazenda pairar nos sonhos de Lula, as chances de isto não virar realidade são grandes. O principal motivo é que Dilma Rousseff não o tolera.