Autoridades da Bélgica decidiram interromper a circulação da rede de metrôs de Bruxelas neste sábado. O Centro de Crise belga elevou o nível de alerta terrorista na região para o nível máximo, diante de "ameaça iminente" de atentados terroristas. A Sociedade de Transportes Intercomunais de Bruxelas, que anunciou a anulação da circulação das linhas de metrô, embora não as dos ônibus, explicou que a situação será avaliada a cada dia.
O Centro de Crise belga tinha aconselhado ao governo da região de Bruxelas a interrupção da circulação do metrô na rede entre sábado 21 e domingo 22 de novembro. Segundo o Centro, era importante divulgar o mais rápido possível a informação do aumento do alerta de segurança "para que todo mundo estivesse informado a partir desta manhã".
O Centro de Crise aconselha também às autoridades administrativas dos 19 distritos comunais da região de Bruxelas a anulação dos grandes eventos previstos em seus territórios. E que divulguem "um comunicado dirigido à população" para que sejam evitados os lugares onde costuma haver grande concentração de pessoas.
Além disso, recomendam o cancelamento dos jogos de futebol da primeira e segunda divisão durante este fim de semana. Em relação a isso, ainda não há nenhuma decisão formal anunciada. O órgão recomenda aumentar o dispositivo policial e militar que patrulha as ruas de Bruxelas.
Para o resto do país segue em vigor o nível de alerta 3, elevado, que se aplica nos casos de ameaça "possível e provável" e que foi adotado após os atentados de Paris.
(com agência EFE)