Em reunião com o comandante geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), coronel da PM Anselmo Alves Brandão, o deputado estadual Gika Lopes debateu sobre segurança pública e apresentou os índice alarmantes de homicídios na região do sisal e municípios circunvizinhos.
A Polícia Militar vem apresentando ações que incluem maior presença do Estado por meio de políticas públicas de caráter social e diagnosticando as áreas mais urgentes para buscar soluções efetivas.
O coronel Anselmo Alves Brandão disse que, por meio das solicitações de Gika, “os municípios de Serrinha e Conceição do Coité receberam novas viaturas e, em breve, serão entregues aos municípios de Araci e Riachão do Jacuípe”.
O deputado também solicitou que fosse implantado em Serrinha um Esquadrão de Polícia Montada para ajudar na execução das atividades de policiamento ostensivo montado e em outras operações do 16º batalhão.
Gika Lopes também debateu as prisões de trabalhadores grevistas e dirigentes sindicais, próximo à Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde, e defendeu os companheiros: "Todo trabalhador tem direito a greve, o movimento é legítimo por se tratar da luta pelos seus direitos. Eu me solidarizo com eles e sou contra a qualquer tipo de repressão aos movimentos dos trabalhadores."
Foram presos o coordenador do Sindipetro Bahia e Conselheiro de Administração da Petrobras, Deyvid Barcelar; o diretor do Sindipetro e da CUT Bahia, Agnaldo Soares; e o fotógrafo que fazia o registro no local, Wandaick Costa, que após prestarem depoimento na 20ª Delegacia de Candeias, foram liberados na presença de advogados.
Ana Rosa Ribeiro
Assessoria de Comunicação