Mulheres que tiveram Zika Vírus durante o período da gravidez compareceram na manhã desta terça-feira (15), acompanhadas dos filhos numa Ação Social realizada pela Clihon, que teve por objetivo identificar possíveis lesões oculares causadas pelo Zika Vírus em crianças de zero a um ano.
Leonice Lima das Virgens teve Zika Vírus durante o período da gestação. A criança nasceu sem nenhum tipo de malformação, mas ela fez questão de comparecer para realizar os exames oftalmológicos. “Estou aqui pra saber se ela teve alguma lesão ocular. Essa iniciativa é muita boa, pois muitas vezes as mães não têm condições de fazer essa consulta particular”, afirmou.
A médica oftalmologista Lamylya Ferreira informou que foram detectadas alterações oftalmológicas em duas crianças, sendo uma mais grave, com alterações na retina, e em outra criança com microcefalia foi detectada uma catarata leve.
Segundo ela, os médicos solicitaram de todas as crianças que compareceram na Ação Social exames laboratoriais para saber realmente se foi o Zika que causou as alterações oculares.
“As mães vão retornar com o resultado dos exames para a gente fazer um levantamento. Essas lesões oculares associadas ao Zika Vírus ainda são casos de estudo. Ainda não tem nada estabelecido, pois é tudo muito novo”, afirmou.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade