O governador Rui Costa (PT) apresentou nesta quarta-feira (2) a entidades policiais o projeto de lei que altera o Prêmio por Desempenho Policial (PDP). O objetivo da proposta é dar mais chances para que os policiais ganhem a bonificação. Atualmente, apenas quando todo o estado atinge a meta eles ganham o prêmio.
“O peso do prêmio fica distribuído da seguinte forma: 50% dele estão garantidos se a meta da Aisp [Área Integrada de Segurança Pública] que ele [o policial] atuar atingir a meta. O restante, 25% se a Risp cumprir a meta e os outros 25% se todo o estado cumprir a meta”, explicou Rui sobre a nova proposta. O projeto de lei foi encaminhado nesta terça-feira (1º) à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
A PDP foi criada em 2011, mas segundo o governador foi paga somente em 2013 por conta dos critérios em vigor. Outra novidade na proposta diz respeito à quando o prêmio será pago. Atualmente, o pagamento acontece apenas uma vez por ano. Já a nova proposta estipula que prêmio referente a cada semestre deve ser pago nos meses de abril e outubro.
“Ao invés de comparar um ano com o ano anterior, em termos estatísticos, para as unidades baterem as metas, nós vamos passar a comparar semestres. O primeiro semestre de um ano [será comparado] com o primeiro semestre de outro, para fazer com que haja um estímulo, mesmo naquelas unidades que não conseguiram [bater a meta] num determinado semestre, mas melhoraram, a ponto de bater as metas no segundo semestre, as quais serão compensadas”, explica o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa.Fonte:Bahia Noticias