Entre os dias 08 a 13 de dezembro, o município de Serrinha respirou cultura. Com uma programação diversificada, um novo sertão foi celebrado através das mais variadas manifestações artísticas que fazem parte da tradição nordestina.
Os artistas locais mostraram todo o potencial da cultura serrinhense nos espetáculos de música, feiras de artesanato, exposições, oficinas, sessão de cinema, teatro, grafite, festivais, dança e na literatura. Simbolicamente o evento iniciou com a alvorada, ao som de charangas, mas foi na noite da última terça-feira (08/12) que aconteceu a abertura oficial do evento no Salão da Filarmônica 30 de Junho. O segundo dia foi marcado pela Feira de Artesanatos, oficinas de penteados afro e turbante e pela exposição ‘Imagens dos Vaqueiros da Bahia’ de Josué Ribeiro, Bauer Sá e Elias Mascarenhas, com curadoria de Washington Queiroz.
Durante a semana de cultura vários momentos de emoção tomaram conta do público. Um deles foi quando mestres da cultura popular como Galego do Gavião, Doda, Raimundo, Galeguinho do Subaé, Antônio Queiroz e Bráulio Pinto, homenagearam com versos e aboios, o repentista Manoelzinho Aboiador, ícone na cultura artística regional. O Velho Uirapurú como era conhecido faleceu em 03 de agosto de 2015.
A arte se espalhou pelas ruas no terceiro dia de programação, o Estádio Municipal Mariano Santana ganhou novas cores pelas mãos dos participantes da oficina de Grafitti, ministrada pelo professor e grafiteiro Maurício (MIR). O Taipeiro de Arte Encantos da Serra promovido pelo Colégio 30 de Junho, ocupou a Praça Morena Bela com o momento literário do escritor Serrinhense; Samuel Nogueira, a ciranda flores do sertão, apresentação teatral "Vidas Secas", grupo de samba de roda Pé Quentinho da Escola Olavo Coutinho, contou com a poesia de alunos e professores e de ,Fredson Costa, diretor de cultura de Conceição do Coité, estátuas vivas e o grupo Quaisquer Fulanos com a apresentação "Miss Feiura Nenhuma", do poeta Jessier Querino brilharam na praça. A semana de cultura foi palco também da mostra teatral: As mãos de Eurídice, apresentado pelo dramaturgo Murilo Carvalho.
A capoeira teve seu espaço nas rodas promovidas pelos grupos e também no curta documentário "Deixa a Criança Jogar", exibido na sala de cinema Orient do Shopping Serrinha. O curta conta a trajetória do Mestre Gival da Capoeira e tem a direção André Matos e produção da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Serrinha (ASCOM/SEMAD).
A exposição “Ancestrais” do artista plástico Luis Esteves abriu a programação na última sexta-feira(11/12), que teve seguimento com o Festival da Canção Negra, os jovens talentos da cidade soltaram a voz na Praça Morena Bela. E por falar em canção, os shows musicais com Izaias Moreno, Victor Lopez e o projeto Axé Pra Nóiz e a 16º Edição do Rock Show embalaram a noite.
No penúltimo dia do evento, o secretário de cultura do estado, Jorge Portugal, prestigiou a semana de cultura ao lado do prefeito Osni Cardoso, do superintendente da cultura da Bahia, Sandro Magalhães e demais autoridades. Na programação a apresentação da Orquestra Regional do Sisal composta por 80 músicos do programa NEOJIBA que aconteceu na Catedral de Senhora Santa'Anna e foi promovido pelo Ministério da Cultura e CCR Metrô Bahia. Os músicos são integrantes da Orquestra Santo Antônio, sediada no município de Conceição do Coité, e da Filarmônica 30 de Junho, em Serrinha.
A Trupe Debaixo do Pé de Espinho, que tem como direção Tiago Tabatelle, realizou a apresentação teatral ''Nordeste e Seus Encantos". Os shows dos artistas locais Vanessa Oliveira, Gabriel Lima e dos soteropolitanos Renata Bastos com o Three Little Birds - Tributo a Bob Marley e a Banda A Unidade fecharam a noite com chave de ouro.
O último dia de programação contou com a participação da etnomusicóloga e educadora Lydia Hortélio, com o projeto Cultura da Infância - Brincar na Praça. Pais, educadores e crianças participaram do bate-papo e das brincadeiras, que favorecem o desenvolvimento da cultura na criança, ressaltando o papel da natureza por meio da roda, jogo e da cantiga.O fim de tarde contou com apresentações de grupos de capoeira, Kung Fu, o improviso dos repentistas Antônio Queiroz e Braúlio pinto, Grupo da Alegria, a cultura popular com o grupo de samba de roda Pavão Dourado e muito mais samba no pé com o Grupo Sem Segredo.
A comemoração ao Dia Nacional do Forró e data que também o Rei do Baião, Luiz Gongaza, completaria mais um aniversário, ficou por conta de Braúna e Sua Gente, Fábio Paes e Gereba, finalizando assim mais uma Semana de Cultura, Celebrando o Novo Sertão. O tema Celebrando remete a importância de exaltar as raízes sertanejas, em consonância com políticas públicas exitosas que compõem o novo contexto que o nosso povo vive.
O evento que foi pensado para todas faixas etárias e é resultado da união de forças entre o Conselho Municipal de Cultura, Prefeitura Municipal de Serrinha através da Secretaria de Cultura do município, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Governo da Bahia – Terra Mãe do Brasil e com o apoio cultural de muitos parceiros que aproveitaram para debater a Importância de Políticas Culturais para o desenvolvimento de Serrinha construindo o planejamento para a Semana de Cultura 2016.Fonte:ASCOM/PMS