A Polícia Militar continua intensificando a blitz da Lei Seca nos finais de semana em Feira de Santana. A Polícia Militar é a responsável em fiscalizar os condutores de veículos. O coronel Adelmário Xavier informou que além dos finais de semana, as blitzes devem ser realizadas durante a semana.
“Estamos dando liberdade para que os comandantes de companhias façam suas próprias operações e a Lei Seca vai continuar por tempo indeterminado. Não sabemos quando vai acabar. Recebemos mais dois etilômetros, estamos com cerca de sete para fazer a legalização, através do Imetro, e chegando, vamos aumentar ainda mais o número de abordagens. Vamos fazer um levantamento através de dados estatísticos e onde houver necessidade estaremos lançado a Operação Lei Seca”, afirmou.
O comandante avaliou a Operação Lei Seca como positiva, com várias pessoas autuadas. Ele informou que já é perceptível a diminuição no número de acidentes na cidade, principalmente com veículos de duas rodas. Adelmário destacou que o objetivo é conscientizar as pessoas de que não pode usar o álcool e o volante.
“Enquanto houver necessidade dessa operação, vamos continuar fazendo. A pessoa que faz uso de bebida alcoólica e dirige pode infringir três artigos. Um deles diz que acima de 0,34 de teor alcoólico por litro de ar expelido pelo pulmão, a pessoa é presa em flagrante imediatamente. Entre 0 e 0,34 a pessoa tem a habilitação apreendida e também o veículo.
No dia que ele quiser, paga a multa e recebe a habilitação de volta. E tem aqueles que se recusam a fazer o teste do bafômetro. Se ele se recusar e não apresentar sintoma de embriaguez, ele cai no artigo de até 0,34. Se ele apresentar o sintoma de embriaguez, ele é preso em flagrante e é feita uma comprovação que ele está embriagado”, explicou o comandante.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade