A radiação emitida pelos raios solares é a principal causa de melasma, que são as manchas escuras na pele, mas o uso frequente de objetos que emitem radiação, como celular e computador, também pode causar manchas no corpo.
O melasma normalmente surge no rosto, mas também pode aparecer nos braços e no colo, sendo necessário usar protetor solar diariamente para evitar esse problema.
Causas do melasma
Além dos raios solares, o melasma pode ser causado pelo uso constante de luminárias, computador, TV, celular, ferro de passar, secadores e pranchas de cabelo, pois as manchas surgem devido ao calor emitido por esses objetos.
O melasma é mais frequente em mulheres, especialmente durante a gravidez, mas o uso de pílulas anticoncepcionais, de cremes para remoção de pelos faciais e uma dieta pobre em ácido fólico também podem causar o surgimento de manchas na pele.
Como evitar as manchas no rosto
Para prevenir o melasma deve-se usar diariamente protetor solar nas regiões do corpo que ficam expostas à luz e ao calor, mesmo em casa ou quando se trabalha em locais fechados. Pessoas que trabalham em locais abertos e expostos ao sol, devem-se lembrar de reaplicar o protetor solar a cada 2 horas.
Nos casos em que o trabalho é feito em locais fechados, além do protetor solar outras dicas são fazer pausas ao longo do dia para tomar café ou ir ao banheiro, e diminuir a claridade da tela do computador e do celular, pois quanto mais luz, mais calor produzido e maior é o risco de surgirem as manchas nas pele.
Tratamento para melasma
O diagnóstico e o tratamento do melasma devem ser feitos pelo dermatologista, e as técnicas usadas para tratar o problema dependem do tipo e da gravidade da mancha.
Normalmente o tratamento é feito através do uso de cremes clareadores e de peeling químico ou dermoabrasão, que são procedimentos usados para remover as camadas escuras da pele.Fonte:Tua Saude.com