O objetivo do Comando do 16º BPM, quando lança um Balanço Operacional como esse, é deixar a população das 14 cidades da sua área de responsabilidade bem informada a respeito do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Polícia Militar na Região Sisaleira.
Os números consideram a atuação da PM em todas as cidades da área de responsabilidade do Batalhão, sendo que a Operação Sisal em Paz ocorreu nas Cidades de Serrinha, Conceição do Coité, Araci, Santaluz, Barrocas e Biritinga; na sexta-feira e no domingo, como já mencionado.
Destaca-se o aumento no número de pessoas e veículos abordados na sexta-feira e no domingo, como dito acima, dias em que ocorreu a Operação Sisal em Paz. Percebe-se também, de maneira geral, o quanto foi pequeno o número de ocorrências, o que evidencia o cumprimento da premissa fundamental do policiamento ostensivo, a prevenção.
O Comandante do 16º BPM, Tenente Coronel PM Gilson Paixão, afirma que as metas operacionais continuam no sentido de manter a Ordem Pública, com ações que vão desde reprimir a prática de crimes contra as pessoas ou contra o patrimônio até coibir a poluição sonora e perturbação do sossego das pessoas, por exemplo. Isso sem perder de vista o aumento na ostensividade, buscando rechaçar também o tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo.
Nesse momento de avaliação das ações operacionais, o Tenente Coronel ratifica, entretanto, que o objetivo maior do 16º BPM será sempre garantir a liberdade e o bem estar do povo sisaleiro, promovendo a tranqüilidade e a sensação de segurança tão esperadas pelas comunidades. Esse tem sido o sentido pelo qual cada Policial Militar do 16º BPM sai às ruas diariamente, enfatiza o Comandante.
ASCOM 16º BPM