A Anvisa aprovou mais um teste sorológico para detectar o vírus da zika em exames de sangue mesmo muito tempo após a infecção. O decreto, que será publicado no Diário Oficial da União na próxima segunda (15), permite a revenda do teste sorológico, capaz de verificar a presença de anticorpos para o vírus em 15 minutos, segundo a importadora Argoslab.
O teste, feito pela canadense Biocan Diagnostics, detecta tanto anticorpos contra a zika como o vírus ativo no corpo simultaneamente. "Trata-se de um ensaio imunocromatográfico capaz de detectar anticorpos IgG e IgM em amostras de sangue do paciente. Os anticorpos IgG permitem o diagnóstico pós-infecção e os do tipo IgM permitem a identificação da fase aguda da infecção", explica a Anvisa.
Na primeira semana de fevereiro, a Anvisa liberou o registro de outros testes sorológicos para detecção de anticorpos do vírus zika. O pedido para registro dos produtos foi feito pela Euroimmun, empresa alemã que mantém filiais em diferentes países, incluindo o Brasil.
Até o momento, os testes aplicados mais usados são genéticos, do tipo PCR, e levam até uma semana para terem resultado. Além disso, o teste genético só é eficaz durante o quadro agudo da infecção –ou seja, quando a pessoa apresenta sintomas da doença. No entanto, a empresa canadense alerta em sua página oficial que os resultados do exame devem ser verificados posteriormente por outros exames.
Melhora do diagnóstico
Com a aprovação, empresas podem comercializar os testes para laboratórios, o que deve aumentar a capacidade de diagnóstico de pessoas infectadas pelo vírus no país.
De acordo com Odair Virtos, da Argoslab, os kits com 25 testes sorológicos custam cerca de R$ 3 mil para os laboratórios. A empresa diz já ter recebido encomendas de empresas de GO, MS, MG, AM, AC, ES, PR e SP.Fonte:Uol