O fundador e vocalista da banda Earth, Wind & Fire, Maurice White, que modernizou o blues de Chicago com uma forte pegada pop, morreu aos 74 anos, informou Verdine White, irmão do músico, nesta quinta-feira. "Meu irmão, herói e melhor amigo Maurice White morreu em paz na noite passada, enquanto dormia", escreveu Verdine em sua página no Facebook. "Enquanto o mundo perdeu outro grande músico, visionário e lenda, nossa família pede que a nossa privacidade seja respeitada nesse momento em que começamos o que vai ser uma transição muito difícil nas nossas vidas."
Maurice White revelou que sofria de Parkinson há 15 anos, na época em que o Earth, Wind & Fire entrou para o Hall da Fama do Rock, mas ele já apresentava sintomas da doença desde 1980. Ele parou de fazer turnês com o grupo em 1994. No entanto, continuou ativo como empresário, cuidando dos negócios da banda.
O Earth, Wind & Fire vendeu mais de 90 milhões de discos pelo mundo e ganhou seis prêmios Grammy. O grupo de R&B, soul e funk foi fundado pelos irmãos Maurice e Verdine em 1969 e alcançou o sucesso nos Estados Unidos com a música Shining Star, do disco That's the Way of the World, em 1975. Eles emplacaram diversas outras músicas nas paradas americanas, como Sing a Song, September, After the Love Has Gone e Let's Groove.
Publicidade
White também foi produtor e trabalhou com cantoras como Barbra Streisand e Cher, além de ter escrito e produzido o hit Best of my Love, do grupo Emotions, em 1977.
(Da redação, com Estadão Conteúdo)