A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve pedir a inclusão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no principal inquérito da Operação Lava Jato que tramita no Supremo Tribunal Federal. Segundo o jornal O Globo, o pedido deve ser feito tomando como base informações fornecidas pelo senador Delcídio do Amaral em sua delação premiada, homologada no último dia 15 de março. As citações a Lula seriam encaminhadas ao procedimento já existente.
O ex-presidente foi mencionado pelo parlamentar em oito acusações. O inquérito número 3989 é considerado o principal da Lava Jato no STF. Ele investiga 39 políticos e é o único que apura o crime de formação de quadrilha. O processo cita políticos do PP, PMDB, além do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.
Ainda de acordo com o jornal O Globo, ele pode esclarecer a relação entre o fatiamento das diretorias da Petrobras, o pagamento de propinas e os contratos superfaturados. A delação de Delcídio pode ainda provocar a abertura de inquéritos contra presidente Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer e o principal líder da oposição, Aécio Neves (PSDB-MG).