O ex-governador do Pará, ex-ministro e ex-senador Jarbas Passarinho morreu na manhã de hoje, aos 96 anos, em Brasília, em decorrência de problemas de saúde relacionados à idade avançada. O corpo será velado e enterrado na própria capital federal, ainda nesta tarde. Em nota, o governo do Pará informou que decretou luto oficial de três dias.
Nascido no município de Xapuri, interior do Acre, Jarbas Passarinho iniciou sua trajetória política no Pará e assumiu o governo do estado em 1964, indicado por Castelo Branco, primeiro presidente do regime militar. Ficou no cargo até 1966, quando se filiou à Aliança Renovadora Nacional (Arena).
No Senado, cumpriu três mandatos - o primeiro já em novembro de 1966, pela legenda da Arena. Em 1981, foi eleito presidente da Casa.
Como ministro, Jarbas Passarinho assumiu a pasta do Trabalho e Previdência Social em 1967, a convite do presidente Artur da Costa e Silva. Dois anos depois, durante o governo do general Emílio Médici, foi para o Ministério da Educação. Em 1983, voltou para a Previdência, já no mandato de João Figueiredo. Por fim, foi ministro da Justiça do governo Collor.
Concluiu seu último mandato como senador em janeiro de 1995.
(Com Agência Brasil)