Tite comandou seu primeiro treinamento como técnico da seleção brasileira nesta segunda-feira, no Estádio Casablanca, em Quito Com pressa para dar uma identidade para a equipe, sexta colocada nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, o treinador já esboçou uma formação titular para a partida de quinta-feira, contra o Equador.
A primeira escalação de um time de linha feita por Tite foi revelada em um treinamento defensivo de bolas paradas: Daniel Alves; Geromel, Gil e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Willian, Renato Augusto e Neymar; Gabriel Barbosa.
Ainda é cedo, contudo, para assegurar que esse será mesmo o Brasil diante do Equador. Jogadores como o atacante Gabriel Jesus, o meia Lucas Lima e o volante Rafael Carioca realizaram apenas trabalhos físicos, por exemplo, neste início de semana. Os zagueiros Miranda e Marquinhos ainda não haviam se apresentado no momento deste treinamento – chegaram com a atividade em andamento – um deles deve tirar a vaga de Geromel.
Também existe uma dúvida em relação ao goleiro que enfrentará os equatorianos. Alisson, Marcelo Grohe e Weverton disputam a posição de titular e revezaram-se na primeira atividade do Brasil em Quito.
Depois dos treinos de bola parada, Tite organizou um trabalho em campo reduzido para aprimorar toques rápidos. O treinamento pretende adaptar os jogadores à velocidade da bola, na altitude de Quito (2.850 metros acima do nível do mar) e também aclimatar os atletas para reduzir sintomas como falta de ar, dor de cabeça e enjoo.
O jogo acontece na quinta-feira, às 18h (de Brasília), no estádio Olímpico de Atahualpa. Depois, a seleção retornará ao Brasil para jogar contra a Colômbia, em 6 de setembro, na Arena da Amazônia, em Manaus, às 22h.