Um menino de 13 anos morreu neste domingo (16) após ter sido encontrado no último sábado (15) enrolado em uma corda no pescoço, em frente ao computador, dentro do quarto do pai. O caso aconteceu em São Vicente, no litoral de São Paulo, e a suspeita da família é de que o enforcamento de Gustavo Riveiros Detter esteja relacionado a um desafio de um jogo online. O garoto chegou a ser socorrido para um Hospital Municipal de São Vicente na noite do sábado, mas morreu no dia seguinte.
Um tio materno do jovem relatou que colheu informações sobre a morte e contou à polícia que o sobrinho estava brincando online com outros três colegas. A cena do enforcamento teria sido acompanhada em tempo real pelos outros participantes do jogo, por meio da webcam. Conversas obtidas pelo familiar em aplicativos de mensagem e no computador usado por Gustavo apontam que não era a primeira vez que o estudante teria participado de um suposto desafio. Um dos jogadores escreveu em uma das conversas que achava que o 'Detter' tinha ido se enforcar de novo.
Pela transmissão ao vivo, os colegas perceberam que Gustavo parecia estar "desfalecida" e pediram para que uma prima que estava no quarto ao lado de Gustavo verificasse o estado do menino. A jovem chamou os tios, que conseguiram reanimar Gustavo. Na sequência, os familiares chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Na manhã do último domingo, por volta das 5h30, Gustavo foi transferido para o Hospital Ana Costa, em Santos. A morte foi confirmada poucas horas depois. Alguns pais começaram a alertar, há alguns meses, para o “choking game” (do inglês, jogo do desmaio). Diversos vídeos foram divulgados na internet, com jovens executando o jogo, que tem como objetivo diminuir a quantidade de sangue no cérebro e causar o desmaio.