O presidente recém-eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou Reince Priebus como chefe de gabinete da Casa Branca e Steve Bannon como principal estrategista e conselheiro. “Estou entusiasmado que minha bem-sucedida equipe continue comigo para liderar o nosso país”, afirmou Trump, em um comunicado, dando início à divulgação dos membros de seu futuro governo.
“Steve e Reince são líderes altamente qualificados, que trabalharam bem, juntos na nossa campanha, e nos lideraram para uma vitória histórica. Agora terei ambos comigo na Casa Branca, enquanto trabalhamos para fazer a América grande de novo”, disse, recorrendo a seu slogan de campanha.
Priebus, de 44 anos, é presidente do Comitê Nacional do Partido Republicano. Sua nomeação é vista como um gesto de aproximação da estrutura partidária, por parte de Trump, já que a maioria dos caciques republicanos lhe deu as costas na campanha. Priebus é considerado um dirigente partidário próximo do atual presidente da Câmara de Representantes, Paul Ryan, um dos principais críticos de Trump no partido.
Aos 62 anos, Bannon é o diretor-executivo da empresa que controla o site Breitbart, que reflete as posições dos setores mais à direita do Partido Republicano. Bannon é um feroz crítico da cúpula republicana, o que pode complicar sua convivência com Priebus no alto escalão do governo.