Os youtubers estão por toda parte, sempre seguidos por uma legião de fãs, no cinema, nos livros, e, obviamente, na internet. O sucesso dessas estrelas é tão grande que alguns apresentadores consagrados da televisão estão presentes na plataforma de vídeos do Google. A lista tem nomes como a versátil Marília Gabriela, o popular Celso Portiolli e exemplos que estão fora da TV aberta. Até a Xuxa estreou, recentemente, o seu Canal X, em parceria com a Record, que pretende mostrar de forma intimista os bastidores da sua vida artística.
Com um vídeo novo no YouTube toda terça-feira, Xuxa quer se aproximar dos seus espectadores e aparecer o mais natural possível. Em um dos episódios do seu canal, ela esfrega um pouco de mamão na cara para hidratar a pele, e não esconde as raízes brancas do cabelo. A apresentadora explica que nunca pensou em ter um canal. “Sempre achei coisa pra gente nova com linguagem direta de jovens pra jovens, mas é fascinante esse mundo. Vou aprender muito e quero aprender mais e mais”, disse a VEJA.COM.
A nova empreitada da rainha dos baixinhos na verdade faz parte de um novo projeto da Rede Record, o ACLR, que tem como objetivo expandir a atuação da emissora na internet, como explica o superintendente de Estratégia Multiplataforma da Record, Antonio Guerreiro. “Queremos ampliar nossa participação em produção e distribuição de conteúdo multiplataforma, oferecendo ao mercado ativos diferenciados. Nosso cast está presente na internet desde o início de nosso projeto web, em 2009, com o portal R7”, explica.
A apresentadora conta que só topou o desafio proposto pela Record porque a internet permite novas experiências que até hoje não teve na sua extensa carreira na TV . “A internet é instantânea e interativa ao mesmo tempo. Experimentar esses novos formatos está sendo incrível”, explica. Quando questionada se já é uma youtuber, Xuxa é direta: “Não, né! Longe, muito longe de ser uma”.
Outro nome conhecido da TV que passou a figurar no YouTube é Adriane Galisteu, que lançou em janeiro deste ano o canal Galisteu sem Filtro, com vídeos gravados geralmente na sala da própria casa, com a ajuda de um cinegrafista, e que fala sobre qualquer assunto na maior intimidade com os telespectadores.
A loira conta que está adorando a experiência, e, ao contrário da rainha dos baixinhos, já se considera uma youtuber. “Tenho mais de 100 000 inscritos no meu canal. Não acho que é uma migração, acho que é uma coisa que agrega. Não tem nada a ver isso de sai da TV e vai pro YouTube. Não exclui nada. Uma pessoa que trabalha com comunicação tem de estar em todas as mídias possíveis, e o on-line é tão importante quanto a televisão”, afirma Galisteu.
A grande verdade é que a internet já deixou de ser uma aposta e está se tornando uma realidade para a produção e o consumo de conteúdo, e existe sim uma tendência de nomes da televisão começarem a migrar para o on-line, conforme explica Luiz Felipe Barros, CEO da Digital Stars, a principal agência brasileira de gestão de influenciadores. “No Brasil, 85 milhões de pessoas assistem a vídeos mensalmente pela internet. É uma audiência maior que a da TV por assinatura e aberta. Investir em construir audiência na internet é uma necessidade para os artistas e também para os canais”, afirma.
Adriane Galisteu afirma que o YouTube a ajudou a aumentar a quantidade de fãs. “As pessoas me param na rua para falar do canal. Quando comecei, achei que ia falar com um público muito jovem e recomeçar a minha história na internet. Mas tem muita gente de 45, 50 anos. O meu público-alvo é feminino, de 18 a 45 anos, e ele está lá fiel comigo aonde eu vou”, conta.
A apresentadora do programa Face a Face, na Band News, conta que decidiu começar o canal porque já possuía uma forte presença on-line. “Eu sempre cuidei das minhas redes sociais, e faltava um canal para essa área de comunicação na internet ficar completa. Agora eu estou enchendo o saco da Endemol (produtora dos vídeos), porque eu quero lançar mais um dia. Hoje eu subo vídeos toda quarta-feira, e quero subir outro em outro dia, com a mesma pegada do Sem Filtro, mas outra coisa”, explica.
Mas não basta simplesmente começar a gravar vídeos e postar on-line. Essa migração para a internet precisa ser planejada para que o público da televisão, e muito menos o on-line, não estranhe ou considere a mudança forçada. Xuxa já percebeu os desafios dessa nova mídia, e pretende ir com calma com o seu canal. “Gravo uma vez por semana alguns quadros. Como tudo é novo, vou esperar pra ver o que o povo vai gostar pra investir ou não naquele quadro”, explica.
Segundo Luiz Felipe Barros, o público da internet espera uma proximidade diferente da TV, e busca autenticidade o tempo todo. “Alguns conteúdos funcionam nos dois meios, mas são raros. A estética e a linguagem são diferentes. Isso gera também um impacto na forma de produzir. Na estrutura de custos, no conteúdo. Conteúdo frequente e admirado pelo público é o que garante a audiência e o próprio prestígio da plataforma”, completa.
Investir em conteúdo da internet pode ser uma ferramenta prática para emissoras que lutam para conquistar audiência, como é o caso da Play TV, um canal pago voltado para a cultura jovem e pop, que desde 2013 faz o caminho inverso, e traz rostos conhecidos do YouTube para sua grade. “Quando trouxemos os primeiros canais para a programação da PlayTV, temíamos que as pessoas não fossem querer ver na TV algo que já estava publicado na internet. O feedback que tínhamos das pessoas que não conheciam os canais era de que o conteúdo novo era muito bom, que os ‘novos apresentadores’ eram muito bacanas e quem já conhecia os canais na internet relatava a felicidade de agora também poder vê-los na TV”, conta o gerente de programação da emissora, Rodrigo Laríu.
Apesar dessa intimidade com o digital, somente neste ano a emissora investiu na produção do primeiro programa exclusivo para a internet, o Fundo Verde, com apresentadores que já apareciam na grade regular da TV. “Durante esses anos, ficou muito claro que a audiência da PlayTV não está muito preocupada em saber qual é a tela onde ela está assistindo a seu programa favorito: seja TV a cabo, computador, celular, o que ela quer mesmo é assistir. Não existe uma mão única, nem um tráfego numa única direção: da internet para TV, da TV para internet, ou nos dois ao mesmo tempo, o importante é fazer conteúdos de qualidade e se relacionar mais diretamente com sua audiência”, analisa Laríu.
Adaptar-se à internet é um desafio. De um lado existe a vantagem de uma maior liberdade artística e autonomia, além de construir sua própria audiência, estabelecer um contato mais próximo com o público, criar novas oportunidades comerciais e garantir uma exposição constante. “Eu acho que fiquei mais solta, me livrei de amarras. É tão solto que até estranho. Sempre tive produtor, diretor, pauteiro. De repente, você fica sozinha falando sobre o que você quiser, do jeito que você quiser. É sem controle, mas delicioso. Digo que é sem filtro, mas não é sem educação, porque às vezes as pessoas acham que gravar vídeo para a internet é ficar falando um monte de palavrão. É estar sem máscaras, sem muita maquiagem ou produção. Poder falar realmente o que penso sem ler o que as pessoas escrevem para mim”, explica Galisteu.
“A desvantagem do YouTube é sair da zona de conforto. Levar uma superprodução para a internet está longe de ser uma garantia de sucesso. Se na TV o ‘zapping’ entre os canais é um desafio, na internet o desafio é a retenção do público com uma infinidade de conteúdos e outras distrações à disposição” analisa Luiz Felipe Barros. Galisteu concorda que é realmente um desafio conseguir produzir tanto conteúdo e em um ritmo constante para os seguidores on-line. “Não é tão fácil assim. Você abrir a câmera e falar, mas falar o quê? A maior dificuldade que sinto até hoje é escolher os assuntos, e ter começo, meio e fim”, confessa.
Para levar o seu projeto do ACLR adiante, a Rede Record montou uma equipe de 45 profissionais para produzir e comercializar os novos canais multiplataforma da emissora. Mas apesar dessa estrutura oferecida pelo canal, o conteúdo dos vídeos publicados no YouTube depende do perfil de cada apresentador. “Se não houver possibilidade de criação em uma plataforma conhecida pela inovação em formatos e conteúdo, o produto perde seu potencial de mercado. Isso é inerente ao projeto. O público complementa a audiência da TV”, enfatiza Guerreiro.
Assim como a TV não matou o rádio, a internet não vai acabar com a televisão, e traz apenas novas opções de conteúdo. “A forma que se consome vídeo está mudando. As TVs não estão apostando na internet. Estão investindo nela. Construir sua audiência e se preparar para o futuro onde a competição por ela acontece não só com outras emissoras, mas também com criadores de conteúdo que construíram sua própria audiência, é vital para o futuro delas”, afirma Luiz Felipe Barros. “Você se adéqua. Daqui a pouco a internet vai ter de se adequar ao que a gente não sabe o que será. É uma nova mídia, e não adianta você ignorar. Quem tem filho sabe que as crianças só veem YouTube. É outro momento, e acho genial que esteja acontecendo. Na internet, o sol nasceu para todos mesmo”, completa Galisteu, com propriedade de youtuber.