O excesso de velocidade foi o motivo de 79% das multas emitidas nas estradas baianas em 2016. O levantamento foi feito pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), segundo a qual a imprudência lidera o ranking das estatísticas e a causadora de 81,4% dos acidentes nas rodovias estaduais.
"Entre as infrações mais cometidas estão excesso de velocidade, desobediência à sinalização, ultrapassagens em locais proibidos, e ingestão de álcool. Problemas nas estradas respondem a 3,9% das ocorrências", acrescentou Anselmo Calixto, diretor de Operação e Tráfego da Superintendência de Infraestritira de Transporte (SIT).
O capitão Jorge Lopes, do Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), os motoristas não praticam a direção preventiva porque aproveitam a estrada para testar a velocidade do seu veículo. "Mesmo com as campanhas educativas, eles ainda não se sensibilizaram para as práticas que causam acidentes de trânsito", explicou. Em 2015, a maior causa de aplicação de multas foi a falta de documentação dos condutores.