domingo, 12 de março de 2017
GIKA LOPES PROPÕE CAPACITAÇÃO PARA AGENTES DE SAÚDE COMO MAIS UM INSTRUMENTO DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Nesse mês de março, que representa a luta diária das mulheres em defesa da igualdade de direitos, mais conquistas e respeito, indiquei a criação do Programa de Capacitação de Agentes de Saúde por meio de cursos, palestras, encontros, debates, seminários e outras atividades educativas, visando identificar e orientar mulheres vítimas de violência doméstica, garantindo a ampliação do acesso a informações sobre os instrumentos jurídicos disponíveis da Lei 11.340/06 às mulheres vítimas ou não de violência doméstica.
O presente programa visa contribuir com a formação de profissionais ligados ao atendimento da mulher, como os agentes de saúde, com informações jurídicas fundamentais, de forma a qualificar o trabalho desenvolvido bem como garantir o acesso aos direitos previstos na Lei Maria da Penha.
As participações dos agentes de saúde surgem como uma possibilidade de amparo, auxílio e socorro as vítimas de violência doméstica. “Estes agentes, em algumas visitas familiares, são os primeiros profissionais a fazerem contato com essas mulheres. Ao capacitá-los, eles poderão atuar sobre os principais condicionantes desta violência, bem como informá-las sobre os principais instrumentos jurídico-sociais disponíveis. Uma vez capacitados, eles poderão aproveitar as visitas mensais às residências para identificar e orientar as vítimas” afirma o deputado Gika Lopes.
Atender a essas mulheres que sofrem violência ou que se encontram num ambiente propício a estas manifestações significa zelar pelos Direitos Humanos e valorizar, no espaço da Saúde, a realização destes Direitos. O olhar abrangente dos agentes de saúde, sob uma ótica multiprofissional e interdisciplinar, permitirá entender os processos de vida dessas mulheres e subsidiar a promoção da saúde e segurança ou sua reabilitação, quando o caso.
DEPUTADO GIKA LOPES PARABENIZA 1º ARMAZÉM DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA DA BAHIA
O deputado estadual Gika Lopes participou na manhã desta quinta-feira (09), da abertura do 4º Aniversário do Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária e Lançamento da I Caravana da Economia Solidária do Portal do Sertão e do Território do Sisal.O parlamentar que é coordenador da subcomissão da agricultura familiar na Assembleia Legislativa (ALBA) também inseriu na Ata dos trabalhos da Casa, uma Moção de Congratulação ao Armazém que está situado em Serrinha-Ba, às margens da BR 116.
O Armazém é resultado da articulação de movimentos sociais que buscam um crescimento não só econômico, mas também cultural dos produtores, além de garantir a dignidade de vida das comunidades rurais, que enfrentavam como principal dificuldade a comercialização da produção. Neste curto espaço de tempo, destacam-se as contribuições geradas a partir dessa iniciativa, principalmente para agricultores e agricultoras familiares e empreendedores da economia solidária: subsidio na oferta ampliada e diversificada de produtos da Agricultura familiar para alimentação escolar, ampliação do acesso a mercado dos empreendimentos dos segmentos, incremento de renda para os produtores e produtoras, divulgação da agricultura familiar, qualificação para as organizações cooperadas e troca de experiências.
É relevante salientar a cooperação de entidades e órgãos parceiros na busca incessante para realização desse projeto: Arco Sertão, o Movimento de Organização Comunitária – MOC, a União das Cooperativas de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia – UNICAFES/BA, a Prefeitura Municipal de Serrinha, o Governo Estadual e o Governo Federal, além das cooperativas e associações que compõe o Armazém e outras inúmeras organizações de fomento a Agricultura Familiar e Economia Solidária.
“Assim, todo esse coletivo, representados pelo 1º Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia, merecem ser homenageados por quatro anos de intenso esforço, desafios e contribuições para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável” afirma o deputado Gika Lopes. Em fala o deputado Gika ressaltou a importância dos agricultores e associações cobrarem dos gestores municipais a implantação do Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (SEMAF), ”indiquei ao Governo do Estado que incentivem os municípios baianos a adotarem o SEMAF com o intuito dos municípios acessarem políticas publicas e serviços, como por exemplo a regularização fundiária rural e urbana, assistência técnica e extensão rural, mecanização rural, apoio a comercialização, Garantia Safra além de formações em áreas de interesse dos agricultores e agricultoras familiares”.
O ARMAZEM
O 1º Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia, foi inaugurado em 09 de março de 2013, na gestão do ex-prefeito Osni Cardoso, sendo situado no município de Serrinha – Ba, é composta atualmente por 37 cooperativas, mas está integrado a mais de 20 outros empreendimentos de agricultura familiar e economia solidária com relações intrínsecas, abrangendo 14 territórios da Bahia e 31 municípios.
Kaio Macedo
Assessoria de Comunicação
Deputado estadual Gika Lopes (PT)