Durante todo o dia desta quinta-feira (23), educadores participaram de um seminário do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, estados e municípios, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
O Seminário, que ocorreu na AABB, em Serrinha, teve como objetivo socializar as experiências e as produções de conhecimento entre os professores e gestores dos municípios atendidos. Na opinião da Secretária de Educação de Serrinha, Luana Moreira, “Esse é um momento de diálogos e reflexões a respeito dos caminhos percorridos ao longo do processo formativo desencadeado pelo pacto”.
Durante o Seminário, foram apresentados os resultados dos trabalhos do NALFA na gestão da política de alfabetização e elencados indicativos que precisam ser potencializados pelos gestores da política de alfabetização em âmbito municipal, territorial e estadual, para assegurar a consolidação da política de alfabetização no território do Sisal.
A mesa foi composta por Luana Moreira, Secretária de Educação; Perpétua Boaventura, representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME); Lucas Maciel, Coordenador de Atendimento Regional (COARE), representando o Núcleo Territorial de Educação; Luís Carlos Jandiroba, Presidente do Conselho Municipal de Educação; Kariny Brizolara, representante do NALFA, do município de Serrinha; Juciene Ferreira Cordeiro, representando os coordenadores do pacto, em Coité; Ione Souza de Matos, representando coordenadores pedagógicos de Araci; Nilson Moreira, Diretor pedagógico de Serrinha; Cássio Ramon Alves Oliveira, Diretor geral da Secretaria de Educação de Serrinha; e das responsáveis pela política do pacto, Professores Nilson de Jesus, Maura Miranda e Gláucia Leal.Fonte:ailtonpimentel.com