O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, seguiu o script dos correligionários e também manteve a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) manter a condenação dele. Como a sentença foi em segunda instância, proferida por um órgão colegiado, o petista pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, fato que o tornaria inelegível.
Segundo Anunciação, esta não será a primeira vez no Brasil que "alguém participa da disputa eleitoral com um processo nas costas”. “O plano é o presidente Lula. A própria lei eleitoral diz que os partidos são livres para escolher seus candidatos. Vamos eleger o nome de Lula na convenção e vamos homologar”, afirmou o petista, em entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta-feira (24).
Ele reforçou que a candidatura de Lula será lançada em reunião da Executiva Nacional da legenda nesta quinta (25). Anunciação também desqualificou a decisão unânime dos desembargadores da 8ª Turma do TRF-4, que, além de manter a condenação, elevou a pena de prisão de Lula para 12 anos e um mês.
“Não há provas contra Lula, a Justiça brasileira vem incorrendo na convicção, no achismo. Não tem provas, mas tem convicção. Isso ataca Lula, o PT e a democracia. Nós não respeitamos essa decisão. Vamos fazer recursos até a última instância. Não aceitamos essa politização do Judiciário. Essa decisão é de uma irresponsabilidade tamanha”, criticou.Fonte:Bahia Noticias