O PT lança neste sábado (9) a candidatura de Lula à presidência da República. Detalhe: ele não poderá participar do lançamento porque está preso, após condenação em segundo instância a 12 anos e um mês de prisão, no processo do tríplex do Guarujá.
O ex-presidente falará aos militantes por meio de uma carta, que está sendo chamada de "Manifesto ao Povo Brasileiro". Ontem, o PT divulgou um vídeo com o jingle da campanha do petista ao Planalto.
No tom emocional que o PT bem sabe fazer, o vídeo --já apresentado na quinta-feira nas redes sociais do partido-- começa com um tom de tristeza, com a música cantando "Meu querido Brasil, o que fizeram com você, estou sofrendo tanto por te ver assim".
Em um determinado trecho do vídeo (1’18’’), surge a voz de Lula citando a frase ‘os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a chagada da primavera’. A frase foi citada por ele em discurso em São Bernardo do Campo um dia antes de ele ser preso.
Em outrotrecho do jingle, Lula é tratado como uma espécie de salvador da pátria. "Chama que o povo quer, chama que o homem dá jeito, chama que eu volto. É Lula nos braços do povo. É o Brasil Feliz de novo".
No filme, que reúne imagens das caravanas do petista pelo Brasil, o partido amarra à campanha presidencial o mote “Lula Livre”, em defesa da liberdade do candidato.