Mas como o esporte pode ajudar no desenvolvimento do caráter de uma criança? Uma coisa ignorada por muitos que infelizmente é esquecida em nosso país. O esporte pode influenciar diretamente na formação do caráter de uma criança, ensinando-a a ser uma pessoa melhor, a liderar e a ter espírito de equipe, valores essenciais em qualquer prática esportiva, seja ela coletiva ou individual.
Quando a criança compreende o peso de suas ações durante uma partida e a importância de respeitar o adversário, incorpora este aprendizado e muitos outros valores que orientam suas ações no dia a dia. Aceitar as regras do jogo: Assim como a vida é cheia de regras, o esporte também.
Em vários momentos, estas regras são impostas por uma decisão de terceiros. Se para um adulto é difícil aceitar as decisões da arbitragem, imagine então para uma criança. Aceitar regras, respeitar hierarquias e funções e saber jogar limpo. Isso tudo se aprende também em “campo” e tem valor inestimável para a formação do caráter.
Uma das mais importantes lições é admitir o fracasso: Não é fácil perder, não é fácil reconhecer que o outro é melhor, principalmente na sociedade em que vivemos hoje, onde existe cobrança em ser o melhor e a competição é estimulada desde cedo.
Mas lidar com as frustrações que surgem ao perder uma partida, por exemplo, ensina a criança a ser humilde, além de ser um estímulo positivo para que ela queira melhorar. Não vamos deixar o esporte ser esquecido, incentive seus filhos e cobre do seu representante na política. O esporte não pode morrer!